Página inicialmeio ambiente > medidas preventivas
medidas preventivas

medidas preventivas

Outras medidas de controle das emissões aéreas, especialmente de hidrocarbonetos, foram os tanques com tetos e selos flutuantes que acompanham o nível do produto e impedem as evaporações, um novo terminal de enchimento automatizado de caminhões e um novo terminal de carregamento de solventes.

Ainda no combate às emissões, a partir de 1991 a empresa iniciou um plano de melhoria na automatização de suas unidades de refino, garantindo uma operação precisa e um combustível sempre dentro das especificações.

O segundo grande desafio ambiental era o tratamento de efluentes líquidos, uma vez que no refino de petróleo são utilizados aproximadamente 350 mil litros de água por dia, que não podem voltar à natureza sem purificação.

A Refinaria, por iniciativa própria, inaugurou em 1994 uma Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos, com tratamento biológico, onde bactérias degradam a matéria orgânica contida no efluente e outros componentes tóxicos.

O resultado é que a empresa alcançou o padrão de excelência no tratamento da água utilizada em seu processo, equiparando-se aos padrões dos países do Primeiro Mundo.

O terceiro desafio da Refinaria foi a extinção da lagoa de borra oleosa que se originou de resíduos sólidos dos tanques de armazenamento de petróleo. Após intensivas experiências e testes foi encontrada a solução de adicionar borra oleosa à argila para a fabricação de tijolos e cimento. Hoje esse resíduo é enviado às cimenteiras no Estado do Paraná. Este processo atende a todos os requisitos legais, sempre primando pela legalidade e qualidade dos prestadores de serviços, atendendo também aos requisitos da ISO 14001 e Órgãos Oficiais competentes.







Produtos

As vendas de derivados em 2018 atingiram recorde histórico, alcançando 1.085 m³.

Veja Mais

 

Refinaria

Com 82 anos de atuação, a Refinaria de Petróleo Riograndense, localizada em Rio Grande (RS), no extremo Sul do Brasil, é a mais antiga Refinaria em operação no país.

Veja Mais

 

Comunidade

É vital que Empresas estejam inseridas em suas comunidades, gerando postos de trabalho, impostos e relacionamentos com seus públicos de interesse. A comunidade pode falar com a RPR pelos telefones: 53 3233-8000 ou 32338145.

Veja Mais