página inicialinstitucionalHistória › Novo Cenário
Novo Cenário

Com a criação, em 1997, da nova legislação do petróleo, o país iniciou o processo de abertura de um setor até então fechado à iniciativa privada, desde 1953. A Lei 9.478 desregulamentou os mecanismos de preços, produção e vendas das refinarias existentes, inclusive as privadas, entre elas, a então Refinaria de Petróleo Ipiranga S/A atual Refinaria de Petróleo Riograndense S/A.

Essa mudança assegurou à empresa um período de cinco anos de transição, permitindo a adequação de seus parques fabris às novas condições de mercado. Diante desse novo cenário, a Refinaria, que operou durante 45 anos limitada em sua capacidade produtiva, iniciou uma nova fase em sua história.

Após 45 anos de limitação, a capacidade de produção da Refinaria Ipiranga evoluiu cerca de 30%, tendo processado 12.035 barris por dia durante o ano de 1999. O aumento de produção foi possível após a definição, em 1998, pela ANP, da titularidade da Refinaria, com base na capacidade operacional das instalações existentes.

Além do aumento, o perfil de produção foi alterado devido à possibilidade de uso de matérias-primas mais adequadas, com a importação direta de 60% do petróleo consumido a partir do segundo semestre de 1999.

Estes dois fatores permitiram à Refinaria adotar maior flexibilidade de produção, proporcionando melhor aproveitamento das unidades de processo em conformidade às necessidades do mercado.

Assim, manteve suas posições, com alavancagem no atendimento à demanda de diesel, por exemplo, e evolução nas vendas de matéria-prima para produção de bunkers (combustíveis para navios).

Em 2001 a Refinaria ampliou a sua capacidade para 17 mil barris/dia. Mas a alta do preço internacional do petróleo nos anos de 2003 a 2006 causou significativos prejuízos à atividade de refino.








Produtos

Produtos

Somos a primeira refinaria do mundo a realizar o processamento de carga 100% renovável em unidade de FCC. E vamos trabalhar para que em 2024 façamos deste teste uma operação comercial, atendendo os rigorosos requisitos da certificação internacional ISCC. É mais um grande orgulho na nossa história e um futuro para o nosso negócio.

Veja Mais

 

Meio Ambiente

Meio Ambiente

A RPR é certificada na ISO 14001 desde 2002 e em 2011 foi certificada na ISO 9001(Qualidade).

Veja Mais

 

Comunidade

Comunidade

É vital que Empresas estejam inseridas em suas comunidades, gerando postos de trabalho, impostos e relacionamentos com seus públicos de interesse. A comunidade pode falar com a RPR pelos telefones: 53 3233-8000.

Veja Mais