página inicialinstitucionalHistória › Nacionalização
Nacionalização

O governo brasileiro, através do Decreto Lei 355, de abril de 1938, nacionalizou a industrialização do petróleo. Esse dispositivo legal estabeleceu que só poderiam ser acionistas de refinarias de petróleo os brasileiros natos. Os sócios argentinos e uruguaios foram obrigados a vender suas ações.

Nessa ocasião, começou a ser moldada a estrutura de controle acionário da Ipiranga. Permaneceram no negócio João Francisco Tellechea e Eustáquio Ormazabal (que transferiu a sua participação ao filho René Ormazabal). Entraram Carlos Fagundes de Mello, Aristides de Almeida, Francisco Martins Bastos e João Pedro Gouvêa Vieira. Algum tempo depois, Aristides de Almeida vendeu a sua participação aos demais sócios.








Produtos

Produtos

Somos a primeira refinaria do mundo a realizar o processamento de carga 100% renovável em unidade de FCC. E vamos trabalhar para que em 2024 façamos deste teste uma operação comercial, atendendo os rigorosos requisitos da certificação internacional ISCC. É mais um grande orgulho na nossa história e um futuro para o nosso negócio.

Veja Mais

 

Meio Ambiente

Meio Ambiente

A RPR é certificada na ISO 14001 desde 2002 e em 2011 foi certificada na ISO 9001(Qualidade).

Veja Mais

 

Comunidade

Comunidade

É vital que Empresas estejam inseridas em suas comunidades, gerando postos de trabalho, impostos e relacionamentos com seus públicos de interesse. A comunidade pode falar com a RPR pelos telefones: 53 3233-8000.

Veja Mais